Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital com objetivo de otimizar e qualificar o tráfego em sites, blogs e lojas virtuais, ou seja, atrair as pessoas certas para determinados nichos, assuntos e produtos. O responsável por este trabalho é o Gestor de Tráfego, que através de anúncios em mídias pagas como google ads e facebook ads busca segmentações específicas para impactar diretamente o público alvo, aumentando consideravelmente as chances de venda.
Também chamado de gestão de anúncios ou gestão de mídia paga, o gestor de tráfego pode personalizar a entrega de conteúdo das marcas, produtos e serviços, fazendo com que a campanha seja exibida apenas para pessoas com alto potencial de interesse no que está sendo ofertado. É possível determinar regiões, cidades, idade, sexo e interesses para encontrar as pessoas certas e dispostas a pagar pelo produto.
O trabalho de análise de dados é primordial para bons resultados com a gestão de tráfego, precisamos refinar essas informações de público diariamente, sendo cada vez mais específicos na segmentação, e desta forma, aumentar os resultados de receita x investimento em campanhas de marketing.
Um grande erro cometido em anúncios online é achar que o produto ou serviço “serve para todo mundo”, e sabemos que isso não é verdade. Qualquer produto ou serviço atende a uma necessidade específica, está relacionado à costumes e comportamentos de consumo de determinados públicos, por isso, para se ter bons resultados com anúncios na internet é fundamental concentrar esforços no público comprador e ser específico.
Vou ilustrar no diagrama abaixo essa segmentação, exemplificando a especificidade das extremidades até o centro do desenho, onde encontramos o público comprador (público alvo). Perceba que primeiramente, falamos apenas em gênero, depois filtramos por gênero, idade e relacionamento, o que já reduz significativamente o número se comparado ao quadro inicial. Por fim, cruzamos todas as informações de gênero, idade e relacionamento afunilando ainda mais com a restrição de local (cidade) e interesses em comum. Essa é uma forma básica de segmentação, mas que certamente será muito eficiente se ainda não for praticada em seus anúncios.
Através dessas e outras estratégias, o gestor de tráfego se empenha em refinar cada vez mais o acesso qualificado de usuários à sua plataforma, site, aplicativo ou até mesmo, negócios locais e lojas físicas.
Mas se eu contratar um gestor de tráfego, quais são as funções que ele irá desempenhar?
Falando em uma estrutura de marketing organizacional, a gestão de tráfego é um dos braços de operação, esse profissional será responsável por:
Pesquisar palavras-chave e interesses de públicos para planejamento e implementação de campanhas
Planejamento estratégico, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga
Distribuir a verba de investimento entre os canais de Mídia Paga
Analisar, acompanhar e otimizar as campanhas, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios.
Criação de relatórios e dashboards para mensuração de resultados das campanhas de tráfego pago
Há gestores de tráfego que se restringem a essas funções específicas, mas como em qualquer outra área, para se ter destaque, é preciso ir além do óbvio para se diferenciar. Para se ter uma campanha de marketing digital completa e eficiente sendo veiculada, esse profissional de marketing precisa transitar por diversas outras áreas, como:
Copy ou Copywriter - Habilidade de escrever textos com poder de persuasão para conduzir o leitor a uma ação específica, seja para compra de produtos ou assinatura de algum serviço.
Design - Toda campanha é acompanhada de uma identidade visual, por isso, ter habilidade em design gráfico é fundamental para garantir uma estrutura marcante da campanha, que gere identificação com seu público comprador.
E-commerce UX e UI - Um bom gestor precisa identificar e sugerir melhorias constantes no processo de compra em sua loja virtual. O anúncio gera tráfego para o site, mas a usabilidade será determinante para concluir a venda. UX (User Experience) e UI (User Interactive) são elementos do design direcionados a plataformas digitais, como e-commerce e aplicativos. As ações de UX e UI visam a melhoria contínua no fluxo de compra, proporcionando a melhor experiência possível ao usuário.
Ao integrar essas habilidades e recursos à gestão do tráfego, você terá campanhas assertivas e eficientes para alcançar grandes resultados. Mas fazer tudo isso sozinho, associado às tarefas convencionais de administração do negócio, atendimento aos clientes e fornecedores, atividades contábeis e fiscais pode se tornar um grande fardo, gerando desânimo e sensação de “isso não funciona para mim”.
Você já sabe da importância do mercado digital para o seu negócio, sabe também que estar fora do “jogo online” não é mais uma opção para a empresa. Ter um trabalho de gestão de tráfego no planejamento é crucial para se manter no jogo e encarar o novo mercado.
Os caminhos para contratar serviços de um gestor de tráfego são:
Vaga Interna na Empresa
Prós: Proximidade, dedicação integral à empresa.
Contras: Alto custo salarial + encargos, pagamento sem garantia de resultados.
Agência de Marketing
Prós: Conhecimento geral de mercado e estratégias validadas.
Contras: Alto investimento, muitas contas ativas, frieza no relacionamento com seu negócio.
Freelancer
Prós: Carteira limitada de clientes, conhecimento geral de mercado e estratégias validadas com investimento controlado.
Contras: Trabalho remoto, fora do ambiente da empresa.
Faço a gestão de tráfego para negócios locais ou online com foco em gerar resultados e agregar valor aos negócios. Com investimentos a partir de R$ 20,00 você pode iniciar o trabalho de anúncios em sua empresa e potencializar suas vendas.
Tenho planos personalizados de acordo com o cenário atual de cada cliente, proporcionando investimento seguro e saudável, escalando gradualmente de acordo com a evolução de cada projeto.
Se você acredita que sua empresa precisa do mercado digital e tem capacidade de vender mais do que vende atualmente, entre em contato comigo, será ótimo discutir ideias e planejamentos para alcançar um bom crescimento do negócio.
Espero ter ajudado a esclarecer suas principais dúvidas sobre a gestão de tráfego e o profissional gestor de tráfego no marketing digital. Se chegou até aqui, mas ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário, será um grande prazer ajudar. Obrigado!
Comments