top of page

O que é gestão de tráfego e o que faz um gestor de tráfego?

Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital com objetivo de otimizar e qualificar o tráfego em sites, blogs e lojas virtuais, ou seja, atrair as pessoas certas para determinados nichos, assuntos e produtos. O responsável por este trabalho é o Gestor de Tráfego, que através de anúncios em mídias pagas como google ads e facebook ads busca segmentações específicas para impactar diretamente o público alvo, aumentando consideravelmente as chances de venda.


Também chamado de gestão de anúncios ou gestão de mídia paga, o gestor de tráfego pode personalizar a entrega de conteúdo das marcas, produtos e serviços, fazendo com que a campanha seja exibida apenas para pessoas com alto potencial de interesse no que está sendo ofertado. É possível determinar regiões, cidades, idade, sexo e interesses para encontrar as pessoas certas e dispostas a pagar pelo produto.



O trabalho de análise de dados é primordial para bons resultados com a gestão de tráfego, precisamos refinar essas informações de público diariamente, sendo cada vez mais específicos na segmentação, e desta forma, aumentar os resultados de receita x investimento em campanhas de marketing.


Um grande erro cometido em anúncios online é achar que o produto ou serviço “serve para todo mundo”, e sabemos que isso não é verdade. Qualquer produto ou serviço atende a uma necessidade específica, está relacionado à costumes e comportamentos de consumo de determinados públicos, por isso, para se ter bons resultados com anúncios na internet é fundamental concentrar esforços no público comprador e ser específico.


Vou ilustrar no diagrama abaixo essa segmentação, exemplificando a especificidade das extremidades até o centro do desenho, onde encontramos o público comprador (público alvo). Perceba que primeiramente, falamos apenas em gênero, depois filtramos por gênero, idade e relacionamento, o que já reduz significativamente o número se comparado ao quadro inicial. Por fim, cruzamos todas as informações de gênero, idade e relacionamento afunilando ainda mais com a restrição de local (cidade) e interesses em comum. Essa é uma forma básica de segmentação, mas que certamente será muito eficiente se ainda não for praticada em seus anúncios.


Através dessas e outras estratégias, o gestor de tráfego se empenha em refinar cada vez mais o acesso qualificado de usuários à sua plataforma, site, aplicativo ou até mesmo, negócios locais e lojas físicas.


Mas se eu contratar um gestor de tráfego, quais são as funções que ele irá desempenhar?


Falando em uma estrutura de marketing organizacional, a gestão de tráfego é um dos braços de operação, esse profissional será responsável por:


  • Pesquisar palavras-chave e interesses de públicos para planejamento e implementação de campanhas

  • Planejamento estratégico, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga

  • Distribuir a verba de investimento entre os canais de Mídia Paga

  • Analisar, acompanhar e otimizar as campanhas, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios.

  • Criação de relatórios e dashboards para mensuração de resultados das campanhas de tráfego pago

Há gestores de tráfego que se restringem a essas funções específicas, mas como em qualquer outra área, para se ter destaque, é preciso ir além do óbvio para se diferenciar. Para se ter uma campanha de marketing digital completa e eficiente sendo veiculada, esse profissional de marketing precisa transitar por diversas outras áreas, como:


  • Copy ou Copywriter - Habilidade de escrever textos com poder de persuasão para conduzir o leitor a uma ação específica, seja para compra de produtos ou assinatura de algum serviço.

  • Design - Toda campanha é acompanhada de uma identidade visual, por isso, ter habilidade em design gráfico é fundamental para garantir uma estrutura marcante da campanha, que gere identificação com seu público comprador.

  • E-commerce UX e UI - Um bom gestor precisa identificar e sugerir melhorias constantes no processo de compra em sua loja virtual. O anúncio gera tráfego para o site, mas a usabilidade será determinante para concluir a venda. UX (User Experience) e UI (User Interactive) são elementos do design direcionados a plataformas digitais, como e-commerce e aplicativos. As ações de UX e UI visam a melhoria contínua no fluxo de compra, proporcionando a melhor experiência possível ao usuário.


Ao integrar essas habilidades e recursos à gestão do tráfego, você terá campanhas assertivas e eficientes para alcançar grandes resultados. Mas fazer tudo isso sozinho, associado às tarefas convencionais de administração do negócio, atendimento aos clientes e fornecedores, atividades contábeis e fiscais pode se tornar um grande fardo, gerando desânimo e sensação de “isso não funciona para mim”.


Você já sabe da importância do mercado digital para o seu negócio, sabe também que estar fora do “jogo online” não é mais uma opção para a empresa. Ter um trabalho de gestão de tráfego no planejamento é crucial para se manter no jogo e encarar o novo mercado.


Os caminhos para contratar serviços de um gestor de tráfego são:


  • Vaga Interna na Empresa

    • Prós: Proximidade, dedicação integral à empresa.

    • Contras: Alto custo salarial + encargos, pagamento sem garantia de resultados.

  • Agência de Marketing

    • Prós: Conhecimento geral de mercado e estratégias validadas.

    • Contras: Alto investimento, muitas contas ativas, frieza no relacionamento com seu negócio.

  • Freelancer

    • Prós: Carteira limitada de clientes, conhecimento geral de mercado e estratégias validadas com investimento controlado.

    • Contras: Trabalho remoto, fora do ambiente da empresa.


Faço a gestão de tráfego para negócios locais ou online com foco em gerar resultados e agregar valor aos negócios. Com investimentos a partir de R$ 20,00 você pode iniciar o trabalho de anúncios em sua empresa e potencializar suas vendas.


Tenho planos personalizados de acordo com o cenário atual de cada cliente, proporcionando investimento seguro e saudável, escalando gradualmente de acordo com a evolução de cada projeto.


Se você acredita que sua empresa precisa do mercado digital e tem capacidade de vender mais do que vende atualmente, entre em contato comigo, será ótimo discutir ideias e planejamentos para alcançar um bom crescimento do negócio.


Espero ter ajudado a esclarecer suas principais dúvidas sobre a gestão de tráfego e o profissional gestor de tráfego no marketing digital. Se chegou até aqui, mas ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário, será um grande prazer ajudar. Obrigado!



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page